Resumo
Objetivo: analisar a evolução temporal da incidência, letalidade e mortalidade dos acidentes de trânsito em áreas urbanas e suburbanas da República Mexicana. Método: esta é uma análise secundária dos acidentes de trânsito registrados nas zonas urbanas e suburbanas do México durante o período 1997-2016. Foram estimadas taxas de crescimento populacional, incidência, letalidade e mortalidade de cada ano para analisar a evolução das séries de tempo e as relações entre as variações interanuais desses índices. Resultados. Embora os eventos de trânsito continuem a aumentar, o México apresenta avanços significativos no controle e redução das mortes por essa causa. Em relação a 1997, o número de eventos registrados em 2016 aumentou 4%, os eventos fatais diminuíram 21,9% e as mortes 24,5%, o que representa um aumento na incidência de 15,4% e um descenso na letalidade e mortalidade de 48% y 40%, respectivamente. Conclusões: a probabilidade de participar de um evento de trânsito aumentou progressivamente ao longo do tempo, no entanto, sua letalidade e o risco de morte por essa causa diminuíram significativamente nos últimos anos.
2. Híjar M, Chandran A, Pérez-Núñez R, Lunnen JC, Rodriguez-Hernandez JM, Hyder AA. Quantifying the underestimated burden of road traffic mortality in Mexico: a comparison of three approaches. Traffic Inj Prev. 2012;13(suppl 1):5-10.
3. Asamblea General de las Naciones Unidas. Proyecto de documento final de la cumbre de las Naciones unidas para la aprobación de la agenda para el desarrollo después de 2015. Nueva York: ONU; 2017. Disponible en: http://www.objetivosdedesarrollodel milenio.org.mx/Doctos/ TNM_2030.pdf
4. Organización Mundial de la Salud. Global status report on road safety 2015. Ginebra: OMS; 2015. Disponible en: http://www.who.int/violence_ injury_prevention/road_safety_status/2015/en/
5. Ávila-Burgos L, Aracena-Genao B, Ventura-Alfaro C, Barroso-Quiab CA. Consecuencias económicas de las lesiones por accidente de tránsito para el sistema de salud mexicano. 14 Congreso de Investigación en Salud Pública. Cuernavaca: Institu¬to Nacional de Salud Pública; 2011.
6. Organización Mundial de la Salud. Road traffic injuries. Ginebra: OMS; 2018. Disponible en: http://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/road-traffic-injuries
7. Burns T, Köster, editores. Governing Education in a Complex World, Educational Research and Innovation. París: OECD Publishing; 2016. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1787/9789264255364-en
8. Dalal K, Lin Z, Gifford M, Svanström L. Economics of global burden of road traffic injuries and their relationship with health system variables. Int J Prev Med. 2013;4(12):1442.
9. Hidalgo-Solorzano E, Campuzano-Rincón J, Rodríguez-Hernández JM, Chias-Becerril L, Reséndiz-López H, Sánchez-Restrepo H, et al. Motivos de uso y no uso de puentes peatonales en la Ciudad de México: la perspectiva de los peatones. Salud Pública Mex. 2010; 52:502-510.
10. J. Rodrigues EM, Villaveces A, Sanhueza A, Escamilla-Cejudo JA. Trends in fatal motorcycle injuries in the Americas, 1998-2010. Int J Inj Contr Saf Promot. 2014;21(2):170-180.
11. Muro-Báez VA, Mendoza-García ME, Vera-López JD, Pérez-Núñez R. Análisis de las lesiones causadas por el tránsito sufridas por ciclistas en México. Gac Med Mex. 2017;153(6):653-661. Disponible en: http://www.medigraphic.com/pdfs/gaceta/gm-2017/gm176b.pdf
12. Asamblea General de las Naciones Unidas. Resolution adopted by the General Assembly: 64/255: improving global road safety. Nueva York: UN; 2010. Disponible en: http://www.who.int/violence_injury_prevention/publications/road_traffic/UN_GA_resolution-54-255-en.pdf
13. Arreola-Rissa C, Santos-Guzmán J, Esquivel-Guzmán A, Mock CN. Traffic related deaths in Nuevo León, Mexico: causes and associated factors. Salud Publica Mex. 2008;50(suppl 1):s48-s54.
14. México, Secretaría de Comunicaciones y Transportes, Secretaría de Salud. Acuerdo por el que se da a conocer la Estrategia Nacional de Seguridad Vial 2011-2020. Diario Oficial Fed [Internet]. 2011 jun. 06. Disponible en: http://dof.gob.mx/nota_detalle. php?codigo=5193284&fecha=06/06/2011
15. Pérez-Núñez R, Híjar M, Celis A, Hidalgo-Solórzano E. Lesiones causadas por el tránsito: hora de poner el freno. Cuernavaca: Instituto Nacional de Salud Pública; 2012.
16. Pérez-Núñez R, Chandran A, Híjar M, Celis A, Carmona-Lozano MS, Lunnen JC, et al. The use of seatbelts and child restraints in three Mexican cit¬ies. Int J Inj Contr Saf Promot. 2013;20:385-93.
17. Coria, SR. The Pursuit of Legible Policy: Agency and Participation in the Complex Systems of the Contemporary Megalopolispp. Ciudad de México: Buró Buró; 2016. Cap. Open Data on Road Traffic Incidents in Mexico City: Current Situations and Perspectives; p. 153-157.
18. Ángeles-Pérez GV, Castillejos-López J, Reyes-Cabello AL, Bravo-Grajales E, Pérez-Espinosa A, Quiroz-Fabian JL. Road Traffic Accidents Analysis in Mexico City through Crowdsourcing Data and Data Mining Techniques. IJCEIT. 2018;12(8):604-608.
19. Rizzi LI, Cumsille S, Fresard F, Gazmuri P, Munoz JC. Cost‐effective measures for reducing road fatalities in the short term. Transport Rev. 2011;31(1):1-24. https://doi.org/10.1080/01441641003736572
20. Murillo-Zamora E, Mendoza-Cano O, Trujillo-Hernández B, Guzmán-Esquivel J, Medina-González A, Huerta M, Sánchez-Piña RA, Lugo-Radillo A. Expected years of life lost through road traffic injuries in Mexico. Glob. Health Action [Internet]. 2017;10(1). Disponible en: https://www.doi.org10.1080/16549716.2017.1360629
21. Híjar M, Pérez-Núñez R, Salinas-Rodríguez A. Advances in Mexico in the middle of the Decade of Action for Road Safety 2011-2020. Rev Saude Publica. 2018;52:67.
22. Rodríguez-Hernández JM, Campuzano-Rincón JC, Hijar M. Comparación de datos sobre mortalidad por atropellamientos en la Ciudad de México: ¿se han presentado cambios en una década? Salud Pública Mex. 2011;53:320-328.
23. Nazif JI. Guía práctica para el diseño e implementación de políticas de seguridad vial integrales, considerando el rol de la infraestructura. Santiago de Chile: Cepal; 2011. Disponible en: http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/35266/ S1100934_es.pdf?sequence=1&isAllowed=y
24. México, Instituto Nacional de Estadística y Geografía, Inegi. Accidentes de tránsito terrestre en zonas urbanas y suburbanas [Internet]. 2018. Disponible en: https://www.inegi.org.mx/ programas/accidentes/?ps=Microdatos
25. Cervantes A, Chias L, Reséndiz H, Hermosillo M, Sánchez-Restrepo H, López L, Alcalá B., et al. Diagnóstico espacial de los accidentes de tránsito en el Distrito Federal. Ciudad de México: Secretaría de Salud; 2009.
26. Sánchez-Restrepo H., Chias L. Reséndiz H. Evolución de los accidentes de tránsito en México: un proceso de magnificación del riesgo. Memorias del IV Congreso Iberoamericano de Seguridad Vial; 2015 sep. 30-oct. 02; Cancún. Ciudad de México: UNAM; 2015.
27. Pérez-Núñez R, Mojarro-Iñiguez MG, Mendoza-García ME, Rosas-Osuna SR, Hijar M. Subestimación de la mortalidad causada por el tránsito en México: análisis subnacional. Salud Publica Mex. 2016;58(4):412-420.
28. Hijar M, Chandran A, Pérez-Núñez R, Lunnen JC, Rodriguez-Hernandez JM, Hyder AA. Quantifying the underestimated burden of road traffic mortality in Mexico: a comparison of three approaches. Traffic Inj Prev. 2012;13(suppl)1:5-10. https://doi.org/10.1080/15389588.2011.631065
29. González-Pier E, Barraza-Lloréns M, Beyeler N, Jamison D, Knaul F, Lozano F, Yamey G, et al. Mexico’s path towards the sustainable development goal for health: an assessment of the feasibility of reducing premature mortality by 40% by 2030. Lancet Glob Health. 2016;4(10):e714-e725.
30. Shakespeare T. Double jeopardy? Disability and road traffic injury. Road Traffic Injuries. Res Network Newsletter. 2011;(2):2-3.
31. Wilson FA, Stimpson JP. Trends in fatalities from distracted driving in the United States, 1999 to 2008. Am J Public Health. 2010;100:2213-2219.
32. México, Secretaria de Salud, Secretariado Técnico del Consejo Nacional para la Prevención de Accidentes. Modelo de intervenciones para la prevención de lesiones en motocicleta. Ciudad de México: STCONAPRA/ITD; 2012.
33. México, Secretaría de Salud, Secretariado Técnico del Consejo Nacional para la Prevención de Accidentes. Guía de intervenciones de seguridad vial de bajo costo y alto impacto para ciudades mexicanas. Ciudad de México: STCONAPRA/ITD; 2017.
34. México, Secretaría de Salud, Secretariado Técnico del Consejo Nacional para la Prevención de Accidentes. Mas ciclistas, más seguros: guía de intervenciones para la prevención de lesiones en ciclistas urbanos. Ciudad de México: STCONAPRA/ITD; 2016. Disponible en: https://www.gob.mx/salud/documentos/mas-ciclistas-mas-seguros-guia-de-intervenciones-para-la-prevencionde-lesiones-en-ciclistas-urbanos
35. México, Secretaría de Economía, Secretaría de Salud. Proyecto de Norma Oficial Mexicana PROY-NOM-206-SCFI/SSA2-2016. Cascos de seguridad para la prevención y atención inmediata de lesiones en la cabeza de motociclistas. Acciones de promoción de la salud. Especificaciones de seguridad y métodos de prueba, información comercial y etiquetado. Diario Oficial Fed. 2017 abr. 17. Disponible en: http://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5479920&fecha=17/04/2017
36. Sánchez-Restrepo H, Chias L, Reséndiz H. Traffic accidents in Mexico: did the frequency and severity change from 2000 to 2007? Actas de The Safety 2010 World Conference; 2010 sep 21-24; Londres, Inglaterra. Ciudad de México: UNAM; 2011.
37. Hyder AA, Bishai D. Road safety in 10 countries: a global opportunity. Traffic Inj Prev. 2012;13(suppl 1):1-2. https://10.1080/15389588.2011.650023
38. Vasconcelos E, Brasiliense A. Contreras-Montoya C, Oviedo J, Chias-Becerril L, Hijar-Medina M, et al. Panamerican Health Organization: Environmental and social determinants of health. Washington: Paho; 2016. Cap. Road safety, health and public policy; p. 579-602
39. Chandran A, Pérez-Núñez R, Bachani AM, Híjar M, Salinas-Rodríguez A, Hyder AA. Early impact of a National Multi-Faceted Road Safety Intervention Program in Mexico: results and implications from a time-series analysis. PLOS One [Internet]. 2014;9(1):e87482. Disponible en: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0087482
40. Sánchez-Restrepo H, Chias L, Reséndiz H. Dinámica de los accidentes de tránsito en la Ciudad de México: un enfoque desde los Sistemas Complejos. Actas del Primer Congreso Iberoamericano de Seguridad Vial; 2008 my. 28-30; San José, Costa Rica. Madrid: Instituto Vial Iberoamericano; 2008.
41. México, Gobierno de la Ciudad de México. Pasos seguros. Ciudad de México: AEP; 2015. Disponible en: http://www.aep.cdmx.gob.mx/programas/programa/pasos-seguros
42. Pérez-Núñez R, Hidalgo-Solorzano E, Vera-Lopez JD, Lunnen JC, Chandran A, Hijar M, et al. The prevalence of mobile phone use among motorcy¬clists in three Mexican cities. Traffic Inj Prev. 2014;15:148-150.
43. Hidalgo-Solorzano EC, Inclán-Valadez C, Pérez-Núñez R, Híjar M. Motorcycle non-standard hel¬met use in an urban area of Mexico. Inj Prev [Internet]. 2012; 18(suppl 1):a192. https://www.doi.org/10.1136/injuryprev-2012-040590s.8
44. Vera-Lopez JD, Pérez-Núñez R, Híjar M, Hidalgo-Solorzano E, Lunnen JC, Chandran A, et al. Dis¬tracted driving: mobile phone use while driving in three Mexican cities. Inj Prev. 2013;19:276-279.
Aviso de direitos autorais
A revista Gerencia y Políticas de Salud está registrada sob a licença Creative Commons Recognition 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que o nome dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam reconhecidos. É permitido citar, adaptar, transformar, autoarquivar, republicar e criar a partir do material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que a autoria seja devidamente reconhecida, e um link do trabalho original seja fornecido e indicar se as alterações tiverem sido feitas. A Pontificia Universidad Javeriana não detém os direitos sobre os trabalhos publicados e os conteúdos são de responsabilidade exclusiva dos autores, que preservam seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e de publicidade.
O endosso da intervenção do trabalho (revisão, correção de estilo, tradução, layout) e sua posterior divulgação são concedidos através de uma licença para uso e não através de uma transferência de direitos, o que significa que a revista e a Pontificia Universidad Javeriana se eximem de qualquer responsabilidade que podem surgir de má conduta ética por parte dos autores. Como resultado da proteção fornecida pela licença de uso, a revista não é obrigada a publicar retratações ou modificar as informações já publicadas, a menos que a errata surja do processo de gestão editorial. A publicação dos conteúdos desta revista não representa regalias para os contribuintes.