Resumo
Desde 1991 Colômbia é definida constitucionalmente como país multicultural. No entanto, a aplicação desta definição ainda tem incerteza. Sobre esta base, o texto explora a relação entre diversidade cultural e acesso a serviços de saúde, a partir do caso de mulheres muçulmanas na cidade de Bogotá, Colômbia. Coloca-se como os estilos de vida, o gênero e os sistemas de crenças afetam as trajetórias de cuidado e o encontro terapêutico de pessoas definidas como muçulmanos nos serviços de atenção médica. Um trabalho de tipo qualitativo onde é articulada a saúde pública e a antropologia médica foi desenvolvido. Encontrou-se que o acesso ao atendimento médico das mulheres muçulmanas está mediado por interações sociais que facilitam os desencontros médicos. Daí que a promoção da saúde e a prevenção de doença requeiram a compreensão e integração da cultura como categoria mediadora na saúde pública.
2. Van Dijk TA. Discurso y racismo en América Latina. Barcelona: Gedisa; 2007.
3. Locke DC, Bailey DF. Increasing multicultural understanding. Thousand Oaks: Sage; 2013.
4. Irizarry Y. Selling students short: Racial differences in teachers’ evaluations of high, average, and low
performing students. Social Science Research. 2015; 52:522-38.
5. Pohl-Valero S. ¿Agresiones de la altura y degeneración fisiológica? La biografía del “clima” como objeto de investigación científica en Colombia durante el siglo XIX e inicios del XX. Rev Cienc Salud. 2015; 13:65-83.
6. Rica Pérez T. Minorías étnicas en El Reino Unido. Ejemplo de Sheffield. Revista Geographicalia. 1996; 33:147-65.
7. Allen DG. Knowledge, politics, culture, and gender: a discourse perspective. Canadian Journal of
Nursing Research. 1996; 28(1):95-102.
8. Menéndez E. De sujetos, saberes y estructuras: introducción al enfoque relacional en el estudio de la
salud colectiva. Buenos Aires: Lugar Editorial; 2009.
9. Castellanos DG. Islam en Bogotá: presencia inicial y diversidad. Bogotá: Universidad del Rosario; 2010.
10. Huntington SP. El choque de las civilizaciones y la reconfiguración del orden mundial. Buenos Aires:
Paidós; 2005.
11. Said EW. Orientalismo. Madrid: Debolsillo; 2002. 12. Mamdani M. Good Muslim, bad Muslim: A political perspective on culture and terrorism. American Anthropologist. 2002; 104(3):766-75.
13. Fanon F. Piel negra mascaras blancas. Buenos Aires: Editorial Abraxas; 1973.
14. Batalla BG. La teoría del control cultural en el estudio procesos étnicos. En: Estudios sobre culturas contemporáneas. México: Universidad de Colima; 1988. p. 165-204.
15. Fleischer S. Pasando por comadrona, midwife y médico: el itinerario terapéutico de una embarazada
en Guatemala. Anthropologica. 2006; XXIV(24):51-75.
16. Duque-Páramo MC. Cultura y salud: elementos para el estudio de la diversidad y las inequidades. Investigación en Enfermería: Imagen y Desarrollo. 2007; 9(2):127-42.
17. Ferrante C, Ferreira MAV. Cuerpo, discapacidad y trayectorias sociales: dos estudios de caso comparados.
Revista de Antropología Experimental. 2008; 29(8):403-28.
18. Kowal E. The politics of the gap: Indigenous Australians, liberal multiculturalism, and the end of the self-determination era. American Anthropologist. 2008; 110(3):338-48.
19. Spector RE. Cultural diversity in health and illness. J Transcultural Nursing. 2002; 13(3):197-9.
20. Koening H. Religion and medicine II: Religion, mental health and related behaviors. International
Journal of Psychiatry in Medicine. 2001; 31(1):97-109.
21. Taussig M. Un gigante en convulsiones: el mundo humano como sistema nervioso en emergencia permanente. Barcelona: Gedisa; 1995.
22. Sarri K, Kafatos A. Are religions “heatlthy”? A review on religious recommendations on diet and lifestyle.
Human Ecology Special Issue. 2006; 14:7-20.
23. Curlin FA. Spirituality and lifestyle: what clinicians need to know. South Med J. 2006; 99(10):1170-1.
24. Suárez R, Beltrán EM, Sánchez T. El sentido del riesgo desde la antropología médica: consonancias y
disonancias con la salud pública en dos enfermedades transmisibles. Revista Antípoda. 2006; 3:123-55.
25. Cunninghame G, Robert B. Cartagena y las riberas del Sinú. Sevilla: Ediciones Espuela de Plata; 2010.
26. Vargas P, Suaza LM. Los árabes en Colombia: Del rechazo a la integración. Bogotá: Editorial Planeta; 2007.
27. Corbetta P. Metodología y técnicas de investigación social. Bogotá: McGraw-Hill; 2007.
28. Del Pino Fernando JP, Del Pino MV. La visión del otro y la conflictividad en la relación enfermerapaciente
musulmán. Revista Enfermería Clínica. 2012; 22(4):191-7.
29. Taylor S, Bodgan R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona: Paidós; 1992.
30. Scheper-Hughes N, Lock M. The mindful body: A prolegomenon to future work in medical anthropo-logy. Medical Anthropology Quarterly New Series. 1987; 1(1):6-41.
31. World Health Organization. Human papillomavirus (HPV) and cervical cancer. Disponible en: http://
www.who.int/mediacentre/factsheets/fs380/en/
32. Instituto Nacional de Cancerología. Plan decenal para el control del cáncer de Colombia, 2012-2021. Bogotá: Instituto Nacional de Cancerología; 2015.
33. República de Colombia, Ministerio de Salud. Plan Decenal de Salud Pública 2012-2021. Bogotá: Ministerio de Salud; 2013.
34. Shavers VL, Fagan P, Jones D, Klein WM, Boyington J, Moten C, Rorie E. The state of research on racial/ethnic discrimination in the receipt of health care. Am J Public Health. 2012; 102(5):953-66.
35. World Health Organization. Cribado del cáncer del cuello del útero. Disponible en: http://www.who.int/
cancer/detection/cytologyscreen/es/
36. Emerson JP. Behavior in private places: sustaining definitions of reality in gynecological examinations.
Recent Sociology. 2008; 72(2):74-97.
37. Restrepo L. Médicos y comadronas o el arte de los partos: la ginecología y la obstetricia en Antioquia
1870-1930. Medellín: La Carreta; 2006.
38. Drife J. The start of life: a history of obstetrics. Postgrad Med J. 2002; 78:311-5.
39. Harding S. Ciencia y feminismo. San Sebastián de los Reyes: Morata; 1996.
40. Argüello-Avendaño HE, Mateo González A. Parteras tradicionales y parto medicalizado, ¿un conflicto del pasado? Evolución del discurso de los organismos internacionales en los últimos veinte años. LiminaR. Estudios Sociales y Humanísticos. 2014; XII(2):13-29.
41. Asociación Bogotana de Obstetricia y Ginecología (ASBog). Guía de control prenatal y factores de riesgo. Bogotá: Secretaría Distrital de Salud de Bogotá; s. f.
42. Gilmore DD. Manhood in the making: Cultural concepts of masculinity. New Haven: Yale University Press; 1990.
43. Dudink SP, Hagemann K, Clark A. Representing masculinity: Male citizenship in modern western culture. Nueva York, NY: Palgrave Macmillan; 2012.
44. Miranda M, Obregón D, Hernández M. La Organización Panamericana de la Salud y el Estado colombiano: cien años de historia; 1902-2002. Bogotá: Organización Panamericana de la Salud; 2002.
45. Ministerio de Sanidad y Política Social. Guía de práctica clínica sobre la atención al parto normal. Urdulz-Biskaia- España; 2010.
46. Famisanar. Acceso a servicios - manual de autorizaciones para IPS, 2013. Disponible en: http://
www.famisanar.com.co/mailings/famisanar_2013/manualautorizaciones.pdf
47. Compensar EPS. El nacimiento está cerca. Disponible en: http://Compensar.Com/Salud/Documents/
Nacimientocerca.Pdf
48. Organización Panamericana de la Salud. Cáncer de mama. Disponible en: http://www.paho.org/hq/
index.php?option=com_content&view=category &id=3400&layout=blog&Itemid=3639&lang=es
49. IARC. Breast Cancer Screening. IARC Handbook of Cancer Prevention. Volume 15. 2015.
50. Organización Mundial de la Salud. Cáncer de mama: prevención y control. Disponible en: http://www.
who.int/topics/cancer/breastcancer/es/index3.html 51. Fundación contra el Cáncer. Cáncer de mama: una
guía para pacientes - basada en la guía de práctica clínica de la Esmo V; 2013.
52. Morris D. La mujer desnuda. Madrid: Planeta; 2004. 53. Sánchez ST. Efectos psíquicos de la mastectomía
(preventiva y terapéutica). Cambios en la percepción de las mujeres con cáncer de mama. Papeles
del Psicólogo. 2015; 36(1):62-73.
54. Claudel PT, Hernández FS. Consecuencias psicoafectivas y sociales del cáncer de mama y de la mastectomía. Revista Costarricense de Ciencias Médicas. 1985; 6(2):29-38.
55. Powell L. Refashioning the post-mastectomy body in how to look good naked. Film, Fashion & Consumption.
2013; 2(1):43-54.
56. López Peres MD, Lorente A, Arranz P. Imagen corporal en enfermas mastectomizadas. Psiquis:Revista de Psiquiatría, Psicología Médica y Psicosomática. 1992; 13(10):49-54.
57. Armstrong K. El islam. Bogotá: Editorial Debate; 2013.
58. Cardona-Lozada D. Mujeres y anticonceptivos, ¿liberación femenina? Perspectivas en Bioética.
2014; 18(1):12-21.
59. Cardona-Lozada D. Mujeres y anticonceptivos, ¿liberación femenina? Perspectivas en Biobioética.
2014; 18(1):12-21.
60. Neshat Shirin. Gladstone Gallery, Neshat Shirin translates the Iranian political unrest through an artistic
lens. Disponible en: http://gladstonegallery.com/sites/default/files/SN_PBS_June242015_online.pdf
61. Bejarano J. El libro de la maternidad. Bogotá: Editorial Minerva; 1924.
62. República de Colombia, Constitución Política de Colombia, 1991.
63. Suárez R, Forero AM. Itinerarios terapéuticos de los devotos del Divino Niño del 20 de Julio: entre las
fisuras expertas en Salud. Bogotá: Uniandes; 2002.
Aviso de direitos autorais
A revista Gerencia y Políticas de Salud está registrada sob a licença Creative Commons Recognition 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que o nome dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam reconhecidos. É permitido citar, adaptar, transformar, autoarquivar, republicar e criar a partir do material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que a autoria seja devidamente reconhecida, e um link do trabalho original seja fornecido e indicar se as alterações tiverem sido feitas. A Pontificia Universidad Javeriana não detém os direitos sobre os trabalhos publicados e os conteúdos são de responsabilidade exclusiva dos autores, que preservam seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e de publicidade.
O endosso da intervenção do trabalho (revisão, correção de estilo, tradução, layout) e sua posterior divulgação são concedidos através de uma licença para uso e não através de uma transferência de direitos, o que significa que a revista e a Pontificia Universidad Javeriana se eximem de qualquer responsabilidade que podem surgir de má conduta ética por parte dos autores. Como resultado da proteção fornecida pela licença de uso, a revista não é obrigada a publicar retratações ou modificar as informações já publicadas, a menos que a errata surja do processo de gestão editorial. A publicação dos conteúdos desta revista não representa regalias para os contribuintes.