Publicado Aug 19, 2015



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Lucía Cantamutto

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Resumo

Este artigo considera a natureza dos novos dispositivos de comunicação ou interfaces artefactuales (Gobato, 2014) na salvaguarda dos processos de Património Cultural Imaterial. Através de uma recuperação crítica do projeto Villa Mitre 3.0, que foi realizado em uma cidade argentina 2010-2012, nós focalizar nos pontos fortes e fracos da proposta para compreender o seu significado social na comunidade onde ele ocorreu. A ênfase analítica é sobre as possibilidades de novos dispositivos para canalizar as preocupações das comunidades para a sua própria história. A partir da coordenação de vários projetos pessoais e institucionais, iniciou-se Villa Mitre 3.0, um arquivo de histórico participativa e multimídia sobre Villa Mitre e bairros vizinhos, que foram projetados desde o georeferenciamento das histórias. Villa Mitre 3.0 foi concebido como um projeto de cartografia interativa e participativa, visando à produção, pesquisa e difusão da cultura digital, recuperação e preservação da memória coletiva, a partir da confluência da arte, ciência, tecnologia e sociedade.

Keywords

intangible cultural heritage, technology 2.0, collective memory, digital cartography, safeguarding ichpatrimonio cultural inmaterial, tecnología 2.0, memoria colectiva, cartografía digital, salvaguardia del pcipatrimônio cultural imaterial, tecnologia 2.0, memória coletiva, cartografia digital, salvaguarda ich

References
Como Citar
Cantamutto, L. (2015). Patrimônio Cultural Imaterial na era digital: A experiência da Villa Mitre 3.0. Apuntes: Revista De Estudios Sobre Patrimonio Cultural, 27(1). https://doi.org/10.11144/Javeriana.APC27-1.spci
Seção
Artículos