De visualidades sonoras mediáticas: ¡Nunca habíamos sido tan sonoros como cuando somos digitales!

Versões

PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Narrativas
mídia audiovisual
estética sonora
música
mídia digital
arte

Como Citar

Rincón, O., & Forero, C. (2021). De visualidades sonoras mediáticas: ¡Nunca habíamos sido tan sonoros como cuando somos digitales!. Sinal E Pensamento, 27(52), 206-216. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6887 (Original work published 2008)
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

O som é uma marca narrativa e estética que intervém em todas as histórias midiáticas, incluindo audiovisuais e digitais. Este ensaio argumenta que os sons da mídia são compostos de tradições orais, subjetividades narrativas, culturas de rádio, expressividade musical e experimentação artística. Assim, as visualidades midiáticas tornam-se sonoras ao compor suas imagens em termos de tons, acordes, notas, ritmos, silêncios, dissonâncias e sopros. Os sons da mídia são a forma das visualidades digitais contemporâneas.

PDF (Espanhol)

Cassetti, F. (1994), Teoría del cine, Madrid, Cátedra. Chilun, A. (2000), “La urdimbre mitopoética de la cultura mediática”, en Analisi [en línea], núm. 24, pp. 121-159.

Machado, A. (2004), El ensayo audiovisual. Pensar en Imágenes, Bogotá, VI Encuentro del Documental.

Martín-Barbero, J. y Muñoz, S. (coords.), (1992), Televisión y melodrama, Bogotá, Tercer Mundo.

Monsiváis, C. (1997), “Del rancho a Internet”, en Revista Número, núm. 13, pp. 33-47.

Muñoz, G. y Marín, M. (2002), Secretos de mutantes.

Música y creación en las culturas juveniles, Bogotá, Universidad Central-DIUC-Siglo del Hombre.

Ochoa, A. M. y Cracnolini, A. (2001), Músicas en transición, Bogotá, Ministerio de Cultura. Ong, W. J. (1987), Oralidad y escritura. Tecnologías de la palabra, México, Fondo de Cultura Económica.

Ricoeur, P. (2000), “Narratividad, fenomenología y hermenéutica”, en Análisi, núm. 25, pp. 189-207.

Rincón, Ó. (2003), “De lo garloviruña a lo technocarrilera, pasando con otras laightsuras”, en Comunicación para construir lo público, Bogotá, Universidad Javeriana, Facultad de Comunicación y Lenguaje.

— (2005), “Comunicar entre lo techno y lo retro, activismo y estéticas en experimento”, en Signo

y Pensamiento, núm. 47, pp. 41-53.

Rincón, Ó. (2006), Narrativas mediáticas o cómo cuenta la sociedad del entretenimiento, Barcelona, Gedisa.

Rodríguez, C. (2003), “Ciudadanos mediáticos y la voz del ángel-poeta”, Signo y Pensamiento,

núm. 42, pp. 124-134.

— y El’Gazi, J. (2007), “La poética de la radio indígena en Colombia”, en Ya no es posible el

silencio, Bogotá, C3-FES, pp. 239-262.

Saramago, J. (1999), “El despertar de la palabra. Entrevista, Horacio Costa”, en El Malpensante,

núm 15, pp. 12-20.

Vattimo, G. (1990), La sociedad transparente, Barcelona, Paidós.

Vilches, L. (2001), La migración digital, Barcelona, Gedisa.

Villoro, J. (1999), “Iguanas y dinosaurios. América latina como utopía del atraso”, en El Malpensante, núm. 15, p. 19-26.

Virilio, P. (1997), Un paisaje de acontecimientos, Buenos Aires, Paidós.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Omar Rincón, Carolina Forero

Downloads

Download data is not yet available.