Resumo
Antecedentes: A incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta de ensino para o programa de pós-graduação em Ortodontia da Unicoc-Cali, Colômbia, gerou uma mudança transformadora na dinâmica de apresentação de casos. Objetivo: sistematizar a experiência de aprendizagem: Apresentação de casos clínicos virtuais realizados por residentes do terceiro e quinto semestre do curso de pós-graduação em Ortodontia da Unicoc (Cali-Colômbia), durante o período 2018-2019. Métodos: Foi realizado um banco de dados, inquérito virtual e grupo focal com residentes. Resultados: A nova metodologia permitiu mais 130% dos casos apresentados em relação ao ano anterior. Os benefícios que os residentes encontraram na metodologia virtual foram por ordem: redução do tempo de espera, facilita o processo de apresentação, agiliza a apresentação e melhora o fluxo dos pacientes. Conclusões: A proposta didática implementada enriquece o processo de ensino-aprendizagem da pós-graduação, pois o recurso audiovisual permite que ela deixe um registro útil para o estudo autônomo de seus próprios casos e de seus colegas. Seu acesso é flexível em termos de tempo e espaço, permitindo-lhes avançar na aprendizagem em seu próprio ritmo. O esquema foi reproduzível por todos os residentes. A didática permitiu que as apresentações fossem mostradas a outros especialistas para facilitar o processo de interconsulta. Os benefícios encontrados na metodologia virtual foram: redução do tempo de espera, facilita o processo de apresentação, agiliza a apresentação e melhora o fluxo dos pacientes.
Herrera Méndez Y, Crespo Echevarría BM, Benavides Sosa Y, Echevarría Martínez RG. Desarrollo de habilidades de razonamiento clínico para la discusión diagnóstica en la carrera de Estomatología 2018; 10(1): 140-155.
Arzuaga Quiñones JC, Cabrera Verdecia I. Una aproximación conceptual a la discusión diagnóstica como habilidad profesional. Cuadernos de Educación y Desarrollo. 2011; 3(27): 32.
Rodríguez López AJ, Valdés de la Rosa C, García Barrios C, Ludmila Casas Rodríguez L. Metodología para perfeccionar la realización de la discusión diagnóstica en la carrera de Medicina. Humanidades Médicas. 2013; 13(2): 330-347
Messina G. Construyendo saber pedagógico desde la experiencia 2008; 1-12.
Mejía OR, García CA, García G.A. Técnicas didácticas: Método de caso clínico con la utilización de video como herramienta de apoyo en la enseñanza de la medicina. Revista Universidad Industrial de Santander. Salud. 2013 may-ago; 45 (2): 29-38.
Estrada Cuzcano A, Alfaro Mendives K.L. El método de casos como alternativa pedagógica para la enseñanza de la bibliotecología y las ciencias de la información. Investigación bibliotecológica. 2015; 29 (65), 195-212.
Porras-Zúñiga A, (2017). Universidad de Costa Rica, Costa Rica, Recurso multimedia para elaborar la presentación de caso en Odontopediatría, Revista SEP. 2017 jun 30 ;15 (1): 39-55.
Tremarias M, Noriega T. Utilización de videos didácticos como innovación en la enseñanza de la toxicología. Educación Médica Superior. 2009 jul-sep; 23(3): 38- 44.
Barnechea M. González E. Morgan M. La producción de conocimiento en sistematización. La Piragua, Revista Latinoamericana de Educación y política. Sistematización de prácticas en América Latina. 1999; (16): 33-43.
Jaramillo Alzate J. Sistematización de experiencias en educación popular y de adultos: Unidad de autoformación participativa. Medellín: Ministerio de Educación Nacional y Corporación Educativa CLEBA. 1994: 11
Carrillo Pineda, M. Sistematización de la experiencia del grupo de investigación: la práctica de enfermería en el contexto social de la Facultad de Enfermería de la Universidad de Antioquia (Tesis de Maestría). Universidad de Antioquia, Medellín.
Sandín, M. “Investigación cualitativa en educación, fundamentos y tradiciones”. McGraw-Hill, Madrid, 2003: 123.
Cabrera D, Pérez Martínez E, Denis G, Cedeño Rodríguez M.Y, Ramírez Mustelier A, Montoya Acosta L.A. Importancia de los repositorios para preservar y recuperar la información. MEDISAN. 2015 oct; 19(10): 1283-1290.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Ángela Domínguez Camacho, Sergio Andrés Velásquez Cuajar