Resumo
Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo principal analisar o nível de competência mediática de crianças de educação infantil em dimensões como linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, estética, ideologia e valores. A população de estudo corresponde a 274 crianças. Os resultados obtidos indicam os diferentes níveis de competência que as crianças atingem em cada uma das dimensões analisadas.
Arendt, H. (1993). La condición humana. Barcelona: Paidós.
Ariès, P. & Duby, G. (1990). Historia de la vida privada. Madrid: Taurus.
Austin, J. H., M. D. (2006). Zen-Brain reflections. Reviewing Recent Developments in Meditation and States of Consciousness. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, Massachusetts Institute of Technology.
Berlin, I. (2000). Las raíces del romanticismo. Madrid: Taurus.
Braidotti, R. (2009). Transposiciones. Sobre la ética nómada. Madrid: Gedisa.
Bruner, J. (1980). Investigaciones sobre desarrollo cognitivo. Madrid: Pablo del Río Editor.
Campbell, J. (2005). El héroe de las mil caras: psicoanálisis del mito. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España.
Capra, F. (1998). La trama de la vida: una nueva perspectiva de los sistemas vivos. Barcelona: Editorial Anagrama.
Clanet, C.; Laterrasse, C. & Vergnaud, G. (1980). Dossier Wallon-Piaget. Barcelona: Gedisa.
Clark, A. (1999). Estar ahí: cerebro, cuerpo y mundo en la nueva ciencia cognitiva. Barcelona: Paidós.
Comisión de la Carta de la Tierra, Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, UNESCO (2000). Carta de la Tierra. Disponible en: http://www.earthcharterinaction.org/invent/images/uploads/echarter_spanish.pdf
Csikszentmihalyi, M. (1998). Creatividad. El fluir y la psicología del descubrimiento y la invención. Barcelona: Paidós.
Deleuze, G. (1986). La imagen-tiempo: estudios sobre cine 2. Barcelona: Paidós.
Deleuze, G. & Guattari, F. (2002). Mil mesetas: Capitalismo y esquizofrenia. Madrid: Pretextos.
Dewey, J. (1938, 1967). Experiencia y Educación. Buenos Aires: Losada.
Dodds, E. R. (1986). Los griegos y lo irracional. Madrid: Alianza.
Gadamer, H. G. (1991). Verdad y Método I. Madrid: Sígueme.
Gadotti, M. (2002). Pedagogía de la tierra. México: Siglo XXI.
Gallagher, S. (2005). How to Body Shapes the Mind. New York: Oxford University Press.
Gallino, L. (1990). El problema MMM (Modelos mediados por los media). En Giovanni Anceschi (coord.). Videoculturas de fin de siglo. Madrid: Cátedra. Disponible en: http://periodismo2punto0.blogspot.com/2007/07/mmmm-modelosmentales-mediados-por-los_02.html
Garavito, M. C. & Yáñez J. (2009). La categorización y el desarrollo del conocimiento desde las teorías de los sistemas dinámicos. En Gestión del Conocimiento. Grupo Complexus. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
Garavito, M. C. & Yáñez J. (2011). Las críticas al concepto de representación y las nuevas posibilidades de la investigación cognitiva desde las perspectivas de cognición situada y corporeizada. En Jaime Yáñez & Adriana Perdomo (eds.). Cognición corporizada y embodiment. Bogotá: Corporación Universitaria Minuto de Dios, Uniminuto.
Geertz, C. (1984). La interpretación de las culturas. Barcelona: Gedisa.
Gilligan, C. (1985). La moral y la teoría: Psicología del desarrollo femenino. México: Fondo de Cultura Económica, FCE.
Gómez-Esteban, J. H. (2005). Aprendizaje ciudadano y formación ético-política. Bogotá: Fondo de Publicaciones Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
Gómez-Esteban, J. H. (2009). El romanticismo como mito fundacional de lo joven. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 7(1), 59-81.
Gutiérrez, G. (2005). La educación de la educación: ideas para refundar una escuela humanista. En Germán Antonio Arellano-Duque (coord.). La educación en tiempos débiles e inciertos, 167-204. Barcelona: Anthropos Editorial.
Haraway, D. (1995), Ciencia, cyborgs y mujeres: la reinvención de la naturaleza. Madrid. Cátedra.
Hutchins, E. (2000). Distributed cognition. Disponible en: http://files.meetup.com/410989/DistributedCognition.pdf
James, W. (1909). Principios de psicología. Madrid: Daniel Jorro.
Jonas, H. (1995). El principio de responsabilidad: ensayo de una ética para la civilización tecnológica. Barcelona: Editorial Herder.
Larrosa, J. (2007). La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica, FCE.
Lyotard, J. F. (1998), Lo inhumano. Buenos Aires: Manantial.
MacLean, C. R.; Walton, K. G.; Wennenberg, S. R.; Levitsky, D. K.; Mandarino, J. P.; Waziri, R.; Hillis, S. L. & Schneider, R. H. (1997). Effects of the Transcendental Meditation Program on Adaptive Mechanisms: Changes in Hormone Levels and Responses to Stress after 4 Months of Practice. Psychoneuroendocrinology, 22 (4), 277-295.
Noddings, N. (2002). Educating Moral People: A Caring Alternative to Character Education. New York: Teacher College Press.
Nussbaum, M. (2005). El cultivo de la humanidad. Una defensa clásica de la reforma en la educación liberal. Barcelona: Paidós.
Piaget, J. (1972). La epistemología de las relaciones interdisciplinarias. En Léo Apostel, Guy Berger, Asa Briggs & Guy Michaud (1979). Interdisciplinariedad: Problemas de la enseñanza y de la investigación en las universidades, 153-171. Biblioteca de la Educación Superior de la Asociación Nacional de Universidades e Institutos de Enseñanza Superior, ANUIES.
Plant, S. (1998). Ceros + unos. Barcelona: Destino.
Prigogine, I. & Stengers, I. (1990). La nueva alianza. Metamorfosis de la ciencia. Madrid: Alianza.
Puche, R. (2008). Érase una vez el desarrollo. En Jorge Larreamendy Joerns, Rebeca Puche-Navarro & Andrea Restrepo-Ibiza (comps.). Claves para pensar el cambio: Ensayos sobre psicología del desarrollo. Bogotá: Universidad de Los Andes, Facultad de Ciencias Sociales, Departamento de Psicología, CESO, Ediciones Uniandes. Disponible en: http://publicacionesfaciso.uniandes.edu.co/psi/Claves_para_pensar_el_cambio.pdf
Putnam, H. (1990). Representación y realidad: un balance crítico del funcionalismo. Barcelona: Gedisa.
Rank, O. (1985). El trauma del nacimiento. Buenos Aires: Paidós.
Ricoeur, P. (1984) Educación y Política; de la Historia Personal a la Comunión de Libertades. Buenos Aires: Docencia.Rincón, Ó. (2006). Narrativas mediáticas. O cómo se cuenta la sociedad del entretenimiento. Barcelona: Gedisa.
Rodríguez, H. M. (2009). La conciencia corporal: una visión fenomenológica-cognitiva. Disponible en: http://www.clafen.org/AFL/V3/289-308_Rodriguez.pdf
Ryan, M. L. (2004). La narración como realidad virtual. Buenos Aires: Paidós.
Schaeffer, J. M. (2009). El fin de la excepción humana. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, FCE.
Searle, J. R. (2004). La mente. Una breve introducción. Bogotá: Norma.
Serna, A. (2007). Hacia una caracterización de la interdisciplina. Sobre las formas de articulación de las ciencias humanas y sociales. En Fernando Bravo, Lina María Parada & Adrián Serna (eds.). La cuestión interdisciplinaria. De las cuestiones epistemológicas a los imperativos estratégicos para la investigación social. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
Sloterdijk, P. (2001). Normas para el parque humano. Madrid: Siruela.
Smith, L. B. & Thelen E. (2003). Development as Dynamic System. Trends in Cognitive Science, 7 (8), 343-348. Disponible en: http://defiant.ssc.uwo.ca/graduate/psych9440/readings/smith&theolen.pdf
Varela, F. (1998). Conocer. Las ciencias cognitivas: tendencias y perspectivas. Cartografía de las ideas actuales. Barcelona: Gedisa.
Weintraub, K. J. (1978). The Value of the Individual: Self and Circumstance in Autobiography. Chicago: University of Chicago Press.
A revista magis, Revista Internacional de Pesquisa em Educação by Pontificia Universidad Javeriana encontra-se registada sob a licencia Creative Commons Versão 4.0 Internacional. Portanto, esta obra pode se reproduzir, distribuir e comunicar publicamente em formato digital, sempre que dado o crédito apropriado para os autores e a Pontificia Universidad Javeriana. Permite-se citar, adaptar, remixar, transformar, autoarquivar, republicar e criar a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial, sempre que indicado apropriadamente o nome do criador, provido um link para a obra original e indicado se mudanças foram feitas. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre as obras publicadas e os conteúdos são responsabilidade exclusiva dos autores, os quais conservam seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.
O aval sobre a intervenção da obra (revisão, correção, edição, tradução, formatação) e a subsequente difusão disponibiliza-se através de licença de uso e não através de transmissão de direitos, o que representa que a revista e a Pontificia Universidad Javeriana são isentas de qualquer responsabilidade que puder se derivar de uma prática ética pobre por parte dos autores. Em consequência da proteção fornecida pela licença de uso, a revista não fica na obrigação de publicar retratações ou alterar informações já publicadas, a não ser que a errata seja decorrente do processo de gestão editorial. A publicação de conteúdos nesta revista não representa royalties para os contribuintes.
Creative Commons Attribution 4.0 International Public License