Resumo
Antecedentes: A repetição de estudantes é um fenômeno multifatorial, de tipo socioeducativo ,associado a diferentes características (sociodemográficas, acadêmicas, familiares) em estudantes de instituições, sendo uma manifestação recorrente em instituições universitárias, evidenciando a necessidade de identificar os fatores que intervêm na processo, o que ajudaria a evitar ou reduzir a evasão. Objetivo: determinar os fatores acadêmicos, sociais e familiares associados à repetição de estudantes de odontologia de uma instituição universitária na costa do Caribe colombiano. Metodologia: estudo descritivo, transversal, em uma amostra representativa de estudantes de odontologia em condição de repetição e não repetição, que responderam voluntariamente a um instrumento validado para medir, além das características sociodemográficas, os fatores associados que podem influenciar a repetição do aluno e funcionalidade da família. Resultados: dos 244 participantes com predominância do sexo feminino, 40,2 % repetidos. nunca receberam orientação profissional (19,4 %), em geral relataram boa funcionalidade familiar (91 %). Os fatores associados à repetição do aluno foram: nível socioeconômico, nível acadêmico e renda dos pais, resultados do teste Sabre11 e o número de vezes que repetiram um semestre e / ou um assunto. Conclusão: a identificação desses fatores permite o desenho de estratégias que abranjam o impacto dessa condição, para que as instituições de ensino superior possam atuar em tempo hábil para reduzir esses índices.
García-Jiménez E. Concepto de excelencia en enseñanza superior universitaria. Educación médica. 2016 jul-sep; 17(3): 83-87. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.06.003
Melo-Becerra LA, Ramos-Forero JE, Hernández-Santamaría PO. La educación superior en Colombia: situación actual y análisis de eficiencia. Revista Desarrollo y sociedad. 2017 ene-jun; (78): 59-111. https://doi.org/10.13043/dys.78.2
Pérez MV, Valenzuela - Castellanos M, Díaz A, González-Pienda, JA, Núñez JC. Dificultades de aprendizaje en estudiantes universitarios de primer año. Atenea. 2013; 508( II Sem): 135-150. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-04622013000200010
Velázquez - Narváez Y, González - Medina M. Factores asociados a la permanencia de estudiantes universitarios: caso UAMM-UAT. Revista de la Educación Superior. 2017 oct; 46(184): 117-138. https://doi.org/10.1016/j.resu.2017.11.003
Gartner, ML, Dussán C, Montoya DM. Caracterización de la deserción estudiantil en la Universidad de Caldas el período 2009-2013. análisis a partir del Sistema para la Prevención de la Deserción de la Educación Superior–SPADIES. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos. 2016 ene- jun; 12(1): 132-158.
Romero- Navarro L, García – Pérez E, Ramos – Rodríguez C, Martínez - Enamorado M. La repitencia: un reto para la Educación Médica guantanamera. Revista de Información Científica 2017; 96(6): 1036-1045.
Rodríguez, M. La investigación sobre deserción universitaria en Colombia 2006-2016. Tendencias y resultados. Pedagogía y Saberes. 2016 jun; 51: 49-66. https://doi.org/10.17227/pys.num51-8664
Ferreyra M, Avitabile C, Álvarez J, Haimovich, F, Urzúa, S. Momento decisivo: la educación superior en América Latina y el Caribe. Washington, DC: Banco Mundial; 2017.
Munizaga - Mellado F, Cifuentes - Orellana M, Beltrán - Gabrie, A. Variables y factores asociados al fenómeno de la retención y abandono estudiantil universitario en investigaciones de Latinoamérica y el Caribe. Congresos CLABES VII, Córdoba - Argentina 2017.
República de Colombia. Ministerio de Educación Nacional – SPADIES [Internet]. Estadísticas - Deserción y Graduación. 2015
Aragon BL, Chávez BM, Flores TMA. Evaluación de la ansiedad en estudiantes de la carrera de cirujano dentista. Revista Digital Internacional de Psicología y Ciencia Social. 2015 feb; 1(1): 33-42.
Quintero V, Zárate N. Autoestima, autoconcepto y su relación con el rendimiento académico en estudiantes de odontología. Revista de Sistemas y Gestión Educativa. 2016 dic; 3(9): 11-19.
Pérez - Cardoso C, Cerón - Mendoza E, Suárez - Mella R, Mera - Martínez M, Briones - Bermeo N, Zambrano - Loor L, et al. Deserción y repitencia en estudiantes de la carrera de Enfermería matriculados en el período 2010-2015. Universidad Técnica de Manabí. Ecuador. 2017. Educacion Médica. 2019 Mar- Abr; 20(2), 84-90. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2017.12.013
García L, Moreno V. Factores asociados al rendimiento académico de los estudiantes de odontología en la clínica de crecimiento y desarrollo. Acta Odontol. Colomb [Internet]. 2017 Ene [citado 27 de junio]; 7(1): 81-89.
UNESCO. Estudio sobre repitencia y deserción universitaria en América Latina 2000-2005.
Muñoz R, Olivera M. Repitencia del programa de medicina en una institución de Educación Superior en la ciudad de Cartagena (Tesis de maestría) Cartagena, Colombia Universidad Tecnológica de Bolívar; 2015
Suárez MA, Alcalá M. Apgar Familiar: Una Herramienta Para Detectar Disfunción Familiar. Rev Méd La Paz [Internet] 2014 ene- jun; 20(1): 53-57.
Torres-González, J, Acevedo-Correa D, Gallo-García L. Causas y consecuencias de la deserción y repitencia escolar: una visión general en el contexto latinoamericano. Cul Edu Soc. 2015; 6(2): 157-187.
Jiménez-Herrera, L. Reflexiones teóricas del fenómeno de repitencia, prolongación, abandono y deserción de estudiantes universitarios. Revista Pensamiento Actual. 2016; 16(27): 261-269.
Dadpe AM, Shah DY, Vinay V, Shetkar P. Factors Facilitating Academic Success in Dental Students After Initial Failure: A Qualitative Study. J Dent Educ. 2018; 82(11): 1155-1161. https://doi.org/10.21815/JDE.018.119
Graffigna AM, Morell M, Simonassi ML, Morales A. Determinants to retain students during the first year of university studies. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2014; 116: 2630-2634. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.625
Yepes-Delgado F, Beltrán-Salazar M, Martínez-Ceferino E. Academic dropout among undergraduate students from Universidad de Antioquia School of Dentistry, 2004–2014. Rev Fac Odontol Univ Antioq. 2017 Jul- Dic; 29(1): 76-95. https://doi.org/10.17533/udea.rfo.v29n1a5
Medina - Soto MD, Gaytán - Díaz CC. Factores y significados de la deserción escolar en el nivel superior. Caso: Facultad de Odontología de la UACH. RECIE. Revista Electrónica Científica de Investigación Educativa. 2018 Sep; 4(1): 515-525.
Flores-Tapia MA, Chávez-Becerra M, Aragón Borja, LE. Situaciones que generan ansiedad en estudiantes de Odontología. Journal of Behavior, Health & Social Issues. 2016 Nov; 8(2): 35-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbhsi.2016.11.004
Rueda-Ramírez SM, Urrego-Velásquez D, Páez-Zapata E, Velásquez-C, Hernández-Ramírez, EM. Perfiles de riesgo de deserción en estudiantes de las sedes de una universidad colombiana. Revista de Psicología. 2020; 38(1): 275-297. https://doi.org/10.18800/psico.202001.011
Díaz- Cárdenas S, Martínez-Redondo M, Zapata-Teherán AM. Rendimiento académico y calidad de vida relacionada con la salud en estudiantes de odontología. SaludUninorte 2017; 33(2): 139-151

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Natalia Fortich Mesa, Yuranis Reales Gutiérrez