Publicado Apr 16, 2018



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


María José Mayorga-Fernández http://orcid.org/0000-0003-3749-1264

Monsalud Gallardo-Gil http://orcid.org/0000-0003-4068-2133

Ángel Ignacio Pérez-Gómez http://orcid.org/0000-0001-8291-0849

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Oferecemos uma análise das provas de Avaliação Geral de Diagnóstico do Ministério de Educação da Espanha a respeito da competencia social e cidadã. É a primeira vez que esta competência se contempla em um programa de avaliação educativa. Nosso objetivo é averiguar se estas provas podem ser consideradas ferramentas úteis para avaliar o desenvolvimento das capacidades cognitivas de segunda ordem. Para esta análise realizou-se um estudo qualitativo, fundamentado na análise de conteúdo inter-juízes e contraste com julgamento de peritos. Os resultados mostram que as capacidades predominantes nestas provas são reprodução e compreensão-aplicação.

Keywords
References
Alcaraz-Salarirche, Noelia; Caparrós-Vida, Rosa María; Soto-Gómez, Encarnación; Beltrán-Duarte, Remedios; Rodríguez-Sánchez, Agustín & Sánchez-García, Sara (2013). ¿Evalúa PISA la competencia lectora? Revista de Educación, 360, 577-599. Disponible en: https://www.mecd.gob.es/dctm/revista-de-educacion/articulosre360/re36026.pdf?documentId=0901e72b814a77fa

Anderson, Lorin W. & Krathwohl, David R. (eds.) (2001). A Taxonomy for Learning Teaching and Assessing: A Revision of Blooms Taxonomy of Educational Objectives. New York: Longman.

Dede, Christopher (2007). Transforming Education for the 21st Century. Cambridge: Harvard Education Press.

España, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, MECD (2006). Ley Orgánica 2/2006, 3 de mayo, de Educación. Boletín Oficial del Estado, BOE, 196 (4 de mayo), 17158-17207. Disponible en: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2006-7899

España, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, MECD (2009). International Civic and Citizenship Education Study, ICCS 2009. Estudio Internacional de Civismo y Ciudadanía IEA. Informe Español. Madrid: Ministerio de Educación. Disponible en: https://www.mecd.gob.es/inee/evaluaciones-internacionales/otros-estudios/iccs-2009.html, http://pub.iea.nl/fileadmin/user_upload/Publications/Electronic_versions/ICCS_2009_Framework_Spanish.pdf

España, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, MECD (2010). Evaluación general de diagnóstico 2009. Educación Primaria. Cuarto curso. Informe de resultados. Madrid: Secretaría General Técnica. Disponible en: https://www.mecd.gob.es/dctm/ievaluacion/evaluaciongeneraldiagnostico/pdf-completo-informe-egd-2009.pdf?documentId=0901e72b8015e34e

European Centre for the Development of Vocational Training, Cedefop (2008). Terminology of European Education and Training Policy. A Selection of 100 Key Terms. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities. Disponible en: www.cedefop.europa.eu/files/4064_en.pdf

Gallardo-Gil, Monsalud; Fernández-Navas, Manuel; Sepúlveda-Ruiz, María Pilar; Serván, María José; Yus, Rafael & Barquín, Javier (2010). PISA y la competencia científica. Un análisis de las pruebas de PISA en el área de Ciencias. RELIEVE: Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 16 (2), 1-17. Disponible en: http://www.uv.es/RELIEVE/v16n2/RELIEVEv16n2_6.htm

Hopmann, Stefan Thomas; Brinek, Gertrude & Retzl, Martin (eds.) (2007). PISA zufolge PISA. Hält PISA, was es verspricht? - PISA According to PISA. Does PISA Keep What It Promises? Reihe Schulpädagogik und Pädagogische Psychologie. Bd.6. Münster, Deutschland: Wien Lit-Verlag.

Lasnier, François (2000). Réussir la formation par compétences. Montréal: Guérin.

Levstik, Linda S. & Tyson, Cynthia A. (2008). Introduction. En Linda S. Levstik & Cynthia A. Tyson (eds.). Handbook of Research in Social Studies Education, 1-12. New York: Routledge. Linn, Robert L. (2001). Assessments and Accountability (condensed version). Educational Researcher, 29 (2), 4-16.

Linn, Robert L. (2001). Assessments and Accountability (condensed version). Educational Researcher, 29 (2), 4-16.

Normand, Romuald (2003). Le mouvement de la school effectiveness et sa critique dans le monde anglo-saxon. Sociologie, Politique et Critique en Éducation, Revue de l'Institut de Sociologie, Université Libre de Bruxelles, 135-166.

Normand, Romuald (2004). Les comparaisons internationales de résultats: Problèmes épistémologiques et questions de justice. Éducation et Sociétés, 12, 73-89. Disponible en: http://www.cairn.info/revue-education-et-societes-2003-2-page-73.html

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos, OCDE (2005). La definición y selección de competencias clave (DeSeCo). Resumen ejecutivo. Disponible en: http://comclave.educarex.es/pluginfile.php/130/mod_resource/content/3/DESECO.pdf, http://www.OECD.org/edu/statistics/deseco

Pérez-Gómez, Ángel Ignacio (2007). La naturaleza de las competencias básicas y sus aplicaciones pedagógicas. Cuadernos de Educación de Cantabria. Gobierno de Cantabria: Consejería de Educación. Disponible en: http://www.educantabria.es/docs/info_institucional/publicaciones/2007/Cuadernos_Educacion_1.PDF

Pérez-Gómez, Ángel Ignacio (2008). ¿Competencias o pensamiento práctico? La construcción de los significados de representación y de acción. En José Gimeno-Sacristán (comp.). Educar por competencias, ¿qué hay de nuevo?, 59-102. Madrid: Morata.

Pérez-Gómez, Ángel Ignacio (2009). La evaluación educativa de los aprendizajes de segundo orden, aprender cómo aprender, análisis de proyectos internacionales y experimentación de estrategias alternativas. Memoria Final del Proyecto I+D, SEJ2007-66967. Málaga: Universidad de Málaga.

Pérez-Gómez, Ángel Ignacio (2012). Educarse en la era digital. Madrid: Morata.

Pérez-Gómez, Ángel Ignacio (2013). Reválidas. Evaluación de competencias y calidad de los aprendizajes. Revista Qurriculum, 26, 11-25. Disponible en: https://qurriculum.webs.ull.es/0_materiales/articulos/Qurriculum%2026/Qurriculum%2026-2013(1).pdf

Pérez-Gómez, Ángel Ignacio & Soto-Gómez, Encarnación (2011). Luces y sombras de PISA. Sentido educativo de las evaluaciones externas. Revista Cultura y Educación, 23 (2), 171-182. Disponible en: http://www.ugr.es/~fjjrios/pce/media/4pLucesSombrasPisa.pdf

Ramírez, Ainissa (20 de mayo de 2013). The Dark History of the Multiple-Choice Test. Edutopia. Disponible en: http://www.edutopia.org/blog/darkhistory-of-multiple-choice-ainissa-ramirez

Ravitch, Diane (2011). The Death and Life of the Great American School System: How Testing and Choice Are Undermining Education. Edu Week, 6, 246-249.

Ravitch, Diane (2013). Reign of Error: The Hoax of the Privatization Movement and the Danger to America's Public Schools. New York: Knopf.

Serván-Núñez, María José (coord.) (2011). La evaluación externa de los aprendizajes escolares (monográfico: Políticas y prácticas de evaluación de los estudiantes, los docentes y los centros escolares). Revista Cultura y Educación, 23 (2), 165-170.

Supovitz, Jonathan (2009). Can High Stakes Testing Leverage Educational Improvement? Prospects from the Last Decade of Testing and Accountability Reform. Journal of Educational Change, 10, 211-227. Disponible en: http://www.cpre.org/sites/default/files/journal/1151_2009canhighstakes.pdf

The College, Career, and Civic Life (C3) (2013). The College, Career, and Civic Life (C3) Framework for Social Studies State Standards: State Guidance for Enhancing the Rigor of K-12 Civics, Economics, Geography, and History. Disponible en: http://www.alleganaesa.org/cms/lib07/MI01908021/Centricity/Domain/18/C3Framework%20Draft%20for%20Comment.pdf

Wyatt-Smith, Claire M. & Cumming, Joy H. (eds.). Educational Assessment in the 21st Century. New York: Springer.

Zabala, Antoni & Arnau, Laia (2008). 11 ideas clave: cómo aprender y enseñar competencias. Barcelona: Graó. Disponible en: https://josedominguezblog.files.wordpress.com/2015/06/cc3b3mo-aprender-y-ensec3b1ar-competencias.pdf
Como Citar
Mayorga-Fernández, M. J., Gallardo-Gil, M., & Pérez-Gómez, Ángel I. (2018). Competência social e cidadã nas provas de diagnóstico geral. Revista Internacional De Pesquisa Em Educacao, 10(21), 121–136. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m10-21.cscp
Seção
Artículos