Resumo
Interessa-nos conhecer se há um olhar próprio do professorado sobre a realidade urbana. Partimos de descrições tanto verbais como visuais, mediante imagens e textos. A pesquisa se desenvolveu em Santiago do Chile, Valência, Lima, Medellín, Montevideo e Buenos Aires, e combina ações participativas diretas com entrevistas pessoais. A metodologia é mista e parte de um estudo de caso que se complementa com a pesquisa baseada nas artes. Comprovamos que há um olhar particular do coletivo docente sobre sua própria cidade, carregado de reflexão crítica. Trata-se de um tema pouco abordado que precisa maior atenção.
Augustowsky, Gabriela (2012). El arte en la enseñanza. Buenos Aires: Paidós. Barreira, Irlys & Mattos, Geísa (2014). The City as an Object of Research: Microsociology of Urban Spaces in Brazil. Current Urban Studies, 2, 127-139. DOI: 10.4236/cus.2014.22013
Belil, Mireia; Borja, Jordi & Corti, Marcelo (eds.) (2012). Ciudades, una ecuación imposible. Barcelona: Icaria.
Benjamin, Walter (2005). Libro de los pasajes. Madrid: Akal.
Bustamante-Cardona, Bernardo (2016). Aproximación a una re-conceptualización de la educación artística en la sociedad del conocimiento en Colombia. Revista Gearte, 3 (2), 151-161. Disponible en: http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/download/64798/38575
Bustamante-Zamudio, Guillermo (2016). Sobre el concepto de campo en Bourdieu. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 9 (18), 49-66. DOI: 10.11144/Javeriana.m9-18.sccb. Disponible en: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/18062/pdf
Calvino, Italo (2010). Le città invisibili. Milano: Mondadori.
Careri, Francesco (2002). Walkscapes. El andar como práctica estética. Barcelona: Gustavo Gili.
Careri, Francesco (2014). Walkscapes diez años después. URBS Revista de Estudios Urbanos y Ciencias Sociales, 4 (1), 207-213. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4718671
Charlone, César & Fernández, Enrique (2007). El baño del Papa. Uruguay, Brasil, Francia: Laroux Cine, 02 Filmes, Chaya Films, TeleImage, Francisco Salomón & Hugo Kovenski.
Codeluppi, Vanni (2014). Metropoli e luoghi del consumo. Milano: Mimesi.
Duncum, Paul (2008). Holding Aesthetics and Ideology in Tension. Studies in Art Education, 49 (2), 122-135.
Duque-Gómez, Luisa Fernanda (2017). Conflicto social colombiano: representación en textos escolares de ciencias sociales. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 9 (19), 49-68. DOI: 10.11144/Javeriana.m9-19.cscr. Disponible en: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/18611/pdf
Edwards, Elizabeth (2014). Photographic Uncertainties: Between Evidence and Reassurance. History and Anthropology, 25 (2), 171-188.
Errázuriz, Luis Hernán (2006). Sensibilidad estética. Un desafío pendiente en la educación chilena. Santiago de Chile: Pontificia Universidad Católica de Chile, PUC.
Freedman, Kerry (2008). Leading Creativity: Responding to Policy in Art Education. En Teresa Eça & Rachel Mason (eds.). International Dialogues about Visual Culture, Education and Art, 39-47. Bristol: Intellect.
Giroux, Henry (1990). Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós.
Guimarães, Leda Maria de Barros (2017). A pregunta que foi feta: sobre escolhas metodológicas e desafíos na pesquisa em arte e cultura visual. En Fernando Miranda, Gonzalo Vicci & Melissa Ardanche (comps.). Educación y visualidad. Investigaciones pedagógicas en contextos hipervisuales, 137-144. Montevideo: Universidad de la República, Udelar.
Hubard, Olga M. (2008). The Act of Looking: Wolfgang Iser's Literary Theory and Meaning Making in the Visual Arts. International Journal of Art and Design Education, 27 (2), 168-180. DOI: 10.1111/j.1476-8070.2008.00572.x
Huerta, Ricard (2010). Un proyecto de investigación en educación artística: aspectos identitarios de las maestras chilenas. Pulso, 33, 31-59. Disponible en: http://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/33820/060995.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Huerta, Ricard (2012). Mujeres maestras. Identidades docentes en Iberoamérica. Barcelona: Graó.
Huerta, Ricard (2014). La mirada de los docentes hacia su ciudad: identidades urbanas y educación patrimonial. Pulso, 37, 127-147. Disponible en: https://ebuah.uah.es/dspace/bitstream/handle/10017/21145/Mirada%20Huerta.pdf?sequence=1
Huerta, Ricard (2015). La ciudad y sus docentes. Miradas desde el arte y la educación. Barcelona: Editorial de la Universitat Oberta de Catalunya, UOC.
Huerta, Ricard (2017). La ciudad educadora y sus docentes. Experiencias alrededor del mundo. Bogotá: Editorial Magisterio.
Huerta, Ricard & Calle, Romà de la (eds.) (2013). Patrimonios migrantes. Valencia: Publicacions de la Universitat de València, PUV.
Irwin, Rita L. & O'Donoghue, Dónal (2012). Encountering Pedagogy through Relational Art Practices. International Journal of Art & Design Education, IJADE, 31 (3), 221-236. Disponible en: http://reheardregalement.com/wp-content/uploads/2014/06/donalandritaonsummerhill.pdf
Laddaga, Reinaldo (2006). Estética de la emergencia. La formación de otra cultura de las artes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora.
Lynch, Kevin (1998). La imagen de la ciudad. Barcelona: Gustavo Gili.
Maffesoli, Michel (2000). Le temps des tribus. Le déclin de l'individualisme dans les sociétés postmodernes. Paris: La table ronde.
Martínez-Bonafé, Jaume (2014). La ciudad como contenido del currículo. Cuadernos de Pedagogía, 447, 81-83.
Masschelein, Jan (2006). E-ducar la mirada. La necesidad de una pedagogía pobre. En Inés Dussel & Daniela Gutiérrez (comps.). Educar la mirada. Políticas y pedagogías de la imagen, 295-310. Buenos Aires: Manantial. Disponible en: http://nuestraescuela.educacion.gov.ar/bancoderecursos/media/docs/apoyo/apoyo04.pdf
Medina-Moya, José Luis (2014). El proceso de comprensión en el análisis de datos cualitativos en educación. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 7 (14), 39-54. Disponible en: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/11855/pdf_1
Méndez-Rivera, Pilar (2016). Constitución de sujeto maestro en prácticas de resistencia en Colombia. Enunciación, 21 (1), 15-30. Disponible en: https://www.academia.edu/29784024/Constituci%C3%B3n_de_sujeto_maestro_en_pr%C3%A1cticas_de_resistencia_en_Colombia
Morphy, Howard & Perkins, Morgan (eds.) (2006). The Anthropology of Art. A Reader. Oxford: Blackwell.
Muntañola, Josep & Muntañola, Dafne (2011). La sociología del espacio al encuentro de una arquitectura oculta en la educación. Revista de Sociología de la Educación, RASE, 4 (2), 133-151. Disponible en: https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/8299
Murillo, F. Javier & Martínez-Garrido, Cynthia (2017). Estimación de la magnitud de la segregación escolar en América Latina. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 9 (19), 11-30. DOI: 10.11144/Javeriana.m9-19.emse. Disponible en: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/18608/pdf
Ordine, Nuccio (2013). La utilidad de lo inútil. Barcelona: El Acantilado. Pamuk, Orhan (2009). Estambul. Ciudad y recuerdos. Barcelona: Mondadori.
Pariser, David; Castro, Juan Carlos & Lalonde, Martín (2016). Mobilities, Aesthetics and Civic Engagement: Getting At-Risk Youth to Look at their Communities. International Journal of Education through Art, 12 (2), 211-225. http://dx.DOI.org/10.1386/eta.12.2.211_1
Planella-Ribera, Jordi (2014). El oficio de educar. Barcelona: Editorial de la Universitat Oberta de Catalunya, UOC.
Rebella, Juan Pablo & Stoll, Pablo (dirs.). (2004) Whisky. Argentina, Alemania y España: Control Z Films, Rizoma Films, Wanda Visión & Pandora Filmproduktion.
Robalino-Campos, Magaly (2014). Políticas públicas integrales e intersectoriales para el desarrollo de la profesión docente: un tema pendiente en América Latina. Educación y Ciudad, 27, 89-99.
Romano, Marco (2008). La città come opera d'arte. Torino: Giulio Einaudi Editore.
Rose, Gillian (2016). Visual Methodologies: An Introduction to Researching with Visual Materials. London: Sage Publications.
Sassen, Saskia (2011). Strategic Geographies. Challenge of their Visualization. En Chantal Pontbriand (ed.). Mutations – Perspectives on Photography, 34-46. Göttingen: Steidl.
Sennett, Richard (2013). El artesano. Barcelona: Anagrama.
Stake, Robert E. (1998). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.
Stenhouse, Lawrence (1987). La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata.
Walker, John A. & Chaplin, Sarah (2002). Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Octaedro.
A revista magis, Revista Internacional de Pesquisa em Educação by Pontificia Universidad Javeriana encontra-se registada sob a licencia Creative Commons Versão 4.0 Internacional. Portanto, esta obra pode se reproduzir, distribuir e comunicar publicamente em formato digital, sempre que dado o crédito apropriado para os autores e a Pontificia Universidad Javeriana. Permite-se citar, adaptar, remixar, transformar, autoarquivar, republicar e criar a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial, sempre que indicado apropriadamente o nome do criador, provido um link para a obra original e indicado se mudanças foram feitas. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre as obras publicadas e os conteúdos são responsabilidade exclusiva dos autores, os quais conservam seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.
O aval sobre a intervenção da obra (revisão, correção, edição, tradução, formatação) e a subsequente difusão disponibiliza-se através de licença de uso e não através de transmissão de direitos, o que representa que a revista e a Pontificia Universidad Javeriana são isentas de qualquer responsabilidade que puder se derivar de uma prática ética pobre por parte dos autores. Em consequência da proteção fornecida pela licença de uso, a revista não fica na obrigação de publicar retratações ou alterar informações já publicadas, a não ser que a errata seja decorrente do processo de gestão editorial. A publicação de conteúdos nesta revista não representa royalties para os contribuintes.
Creative Commons Attribution 4.0 International Public License