Publicado Dec 15, 2016



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Pedro Gil-Madrona http://orcid.org/0000-0002-1503-6394

Isabel Gómez-Barreto http://orcid.org/0000-0002-0964-0923

Sixto González-Víllora http://orcid.org/0000-0003-2473-5223

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Pretende-se conhecer as crenças dos estudantes de formação de professores de educação infantil a respeito da multiculturalidade, e compreender como se desenvolve a competência intercultural no processo de formação inicial na Faculdade de Educação de Albacete da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM, Espanha). Os participantes foram 172 estudantes. O desenho se situa no paradigma de Mixed Methods, definido como a integração sistemática de métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. Para realizar a pesquisa elaborou-se um questionário de 25 perguntas, cujos resultados se analisaram com o SPSS 20.0. Paralelamente, construíram-se os roteiros das entrevistas individuais e dos grupos de discussão, cuja análise foi efetuada com o Atlas.ti 6. A validade e confiabilidade ficaram garantidas com técnicas como a revisão teórica, o aplicativo piloto, o julgamento de peritos e o aplicativo Alfa de Cronbach (0,861). Os resultados mostraram que a formação da competência intercultural dos futuros professores de educação infantil foi deficiente. Segundo os estudantes, o plano de estudos não melhorou a competência intercultural cognitiva, pedagógica e emotiva, pois ao final dos estudos tinham preconceitos e estereótipos culturais negativos relacionados às pessoas estrangeiras, que durante o plano de estudos conseguiram amenizar sem eliminar.

Keywords
References
Aguaded-Ramírez, E. M.; Rubia-Ruiz, P. de la & González-Castellón, E. (2013). La importancia de la formación del profesorado en competencias interculturales. Profesorado, Revista de Currículo y Formación del Profesorado, 17 (1), 339-365. Recuperado de http://www.ugr.es/~recfpro/rev171COL6.pdf

Aguado-Odina, M. T.; Gil-Jaurena, I. & Mata-Benito, P. (2008). El en- foque intercultural en la formación del profesorado. Dilemas y propuestas. Revista Complutense de Educación, 19 (2), 275-292. Recuperado de http://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0808220275A/15450

Bartolomé-Pina, M. (2004). Identidad y ciudadanía: hacia una sociedad intercultural. Bordón, Revista de Pedagogía, 56 (1), 65-79.

Cano-García, E. (2008). La evaluación por competencias en la educación superior. Profesorado, Revista de Currículo y Formación del Profesorado, 12 (3), 1-16. Recuperado de https://www.ugr.es/~recfpro/rev123COL1.pdf

Carrasco, S.; Pàmies, J. & Bertran, M. (2009). Familias inmigrantes y escuelas: desencuentros estrategias y capital social. Revista Complutense de Educación, 20 (1), 55-78. Recuperado de http://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0909120055A/15379

Chen, G.-M- & Starosta, W. J. (1996). Intercultural Communication Competence: A Synthesis. En Brant R. Burleson & Adrianne W. Kunkel (eds.). Communication Yearbook, 18, 353-383. London: Sage.

Cochran-Smith, M.; Zeichner, K. & Fries, K. (2006). Estudio sobre la formación del profesorado en los Estados Unidos: descripción del informe del comité de la American Educational Research Association (AERA) sobre investigación y formación del profesorado. Revista de Educación, 340, 87-116. Recuperado de http://www.revistaeducacion.mec.es/re340/re340_04.pdf

Contreras, O. R.; Gil-Madrona, P.; Cecchini, J. A. & García, L. M. (2007). Teoría de una educación física intercultural y realidad educativa en España. Revista Paradigma, 28 (2), 7-47. Recuperado de http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/1760/753

Cook, T. D. & Reichardt, C. S. (1987). Métodos cuantitativos y cualitativos en investigación evaluativa. Madrid: Morata.

Cross, B. E. (2005). New Racism, Reformed Teacher Education, and the Same Ole' Oppression. Educational Studies: A Journal of the Ameri- can Educational Studies Association, 38 (3), 263-274.

Domingo-Segovia, J.; Gallego-Ortega, J. L.; García-Aróstegui, I. & Rodríguez-Fuentes, A. (2010). Competencias comunicativas de maestros en formación. Profesorado, Revista de Currículo y Formación del Profesorado, 14 (2), 303-323. Recuperado de http://www.ugr.es/~recfpro/rev142COL7.pdf

Domínguez-Garrido, M. C. (2006). Investigación y formación del profesorado en una sociedad intercultural. Madrid: Editorial Universitas, S.A.

Edwards-Schachter, M. & López-Santiago, M. (2008). Competencias comunicativas e interculturales y reforma curricular en el marco de la convergencia europea. Revista Complutense de Educación, 19 (2), 369- 383. Recuperado de https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/viewFile/RCED0808220369A/15497


Fernández-Castillo, A. & Fernández-González, J.-D. (2006). Valoración del prejuicio racial en la infancia: adaptación preliminar de la escala de prejuicio racial sutil y manifiesto. Infancia y Aprendizaje, 29 (3), 327- 342. Recuperado de http://hera.ugr.es/doi/16655199.pdf

García-Aróstegui, I. (2008). Competencias comunicativas del maestro en formación. (Tesis doctoral). Facultad de Educación, Universidad de Granada. Recuperado de http://hera.ugr.es/tesisugr/17659188.pdf

García-Llamas, J. L. (2005). Educación intercultural. Análisis y propuestas. Revista de Educación, 336, 89-109. Recuperado de http://www.revistaeducacion.mec.es/re336/re336_06.pdf

García-López, R. (2002). La diversidad cultural y la formación de los profesionales de la educación. Addenda al XXI Seminario Interuniversitario de Teoría de la Educación: Globalización, Inmigración y Educación. Universidad de Granada, noviembre de 2002. Recuperado de http://www.redsite.es/docu/21site/a2glopez.pdf

Gutiérrez-Cuevas, P. (1995). La educación infantil: modelos de atención a la infancia. Revista Complutense de Educación, 6 (1), 102-113. Disponible en: http://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/viewFile/RCED9595120101A /17708

Hidalgo-Díez, E. & Hidalgo-Hernández, V. (2007). Estudio de un centro educativo multicultural de la Ciudad Autónoma de Ceuta para su mejora. Bordón, Revista de Pedagogía, 59 (4), 597- 610. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2582781.pdf


Irigoyen, J. J.; Jiménez, M. Y. & Acuña, K. F. (2011). Competencias y educación superior. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 16 (48), 243-266. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v16n48/v16n48a11.pdf

Jiménez-Hernández, A. S. (2013). Evaluación intercultural en la enseñanza de las lenguas extranjeras. Reid, 9, 73-95. Recuperado de http://www.ujaen.es/revista/reid/revista/n9/REID9art5.pdf

Johnson, R. Burke; Onwuegbuzie, A. J. & Turner, L. A. (2007). Toward a Definition of Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, 1, 112-133. Recuperado de http://www.wellsreserve.org/writable/files/ctp/Qualitative_Research/ mixed_methods.pdf

Jordán, J. A. (2007). Educar en la convivencia en con- textos multiculturales. En Encarnación Soriano- Ayala (ed.). Educación para la convivencia inter- cultural, 59-94. Madrid: La Muralla.

Kesner, J. (2000). Teacher Characteristics and the Quality of Child-Teacher Relationships. Journal of School Psychology, 38 (2), 133-149. Recuperado de https://www.academia.edu/24847817/Teacher_Characteristics_and_the_Quality_of_Child_Teacher_Relationships

Latorre-Medina, M. J. & Blanco-Encomienda, F. j. (2010). Competencias en la contribución de los proyectos de innovación docente a la mejora del prácticum. Revista Docencia e Investigación, 19, 79-100. Recuperado de http://www.uclm.es/varios/revistas/docenciaeinvestigacion/pdf/ numero9/LaTorre_Blanco.pdf

López-Reillo, P. & García-Fernández, J. A. (2006). La dimensión intercultural en la educación secundaria: el modelo alternativo de formación del profesorado. En María Teresa Aguado-Odina (ed.). Actas del Congreso Internacional de Educación Intercultural: Formación del Profesorado y Práctica Escolar, 275-292. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, UNED.

Marcelo, C. (2007). La formación docente en la sociedad del conocimiento y la información: avances y temas pendientes. Olhar de Professor, 10 (1), 63-90. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68410104

Maxwell, J. & Loomis, D. (2003). Mixed Method Design: An Alternative Approach. En Abbas Tashakkori & Charles Teddlie (ed.). Handbook of Mixed Methods in Social and Behavioral Research, 241- 272. London, Thousand Oaks: Sage.

McMillan, J. & Schumacher, S. (2005). Investigación educativa: una introducción conceptual. Madrid: Pearson/Addison Wesley.

Mérida-Serrano, r. (2006). La convergencia europea y la formación universitaria en competencias para la educación infantil. Revista de Educación, 341, 663-686. Recuperado de http://www.revistaeducacion.mec.es/re341/re341_27.pdf

Montero-Mesa, L. (2001). La construcción del conocimiento profesional docente. Rosario: Homo Sapiens Ediciones.

Onwuegbuzie, A. J. & Teddlie, C. (2003). A Framework for Analyzing Data in Mixed Methods Research. En Abbas Tashakkori & Charles Teddlie (ed.). Handbook of Mixed Methods in Social and Behavioral Research, 351-383. London, Thousand Oaks: Sage.

Ortiz-Cobo, M. (2008). Inmigración en las aulas: percepciones prejuiciosas de los docentes. Papers, 87, 253-268. Recuperado de https://ddd.uab.cat/pub/papers/02102862n87/02102862n8 7p253.pdf

Palmer-Pol, A.; Montaño-Moreno, J. & Palou-Oliver, M. (2009). Las competencias genéricas en la Educación Superior. Psicothema, 21, 3, 433-438. Recuperado de http://www.psicothema.com/pdf/3650.pdf

Palomero-Pescador, J. E. (2006). Formación inicial de los profesionales de la educación en pedagogía intercultural: una asignatura pendiente. El caso de Aragón. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 20 (1), 207-230. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2234449.pdf

Paricio-Tato, M. S. (2014). Competencia intercultural en la enseñanza de las lenguas extranjeras. Porta Linguarum, 21, 215-226. Recuperado de http://www.ugr.es/~portalin/articulos/PL_ numero21/14%20%20Silvina.pdf

Pastor-Vicedo, J. C. (2010). Actitudes y estereotipos encontrados en la formación inicial del profesor de Educación Física hacia el inmigrante. (Tesis doctoral). Facultad de Educación de Toledo, Universidad de Castilla-La Mancha.

Pérez-García, M. P. (2008). Competencias adquiridas por los futuros docentes desde la formación inicial. Revista de Educación, 347, 343-367. Recuperado de http://www.revistaeducacion.mec.es/re347/re347_16.pdf

Pérez-Juste, R. (2004). La educación en contextos multiculturales: diversidad e identidad. Bordón, Revista de Pedagogía, 56, 1, 7-23.

Ramírez de la Fe, M. C. & Rodríguez-González, Á. (2006). Variables predictoras de la actitud hacia los inmigrantes en la Región de Murcia (España). Anales de Psicología, 22 (1), 76-80. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/167/16722110.pdf

Rasoal, C.; Eklund, J. & Hansen, E. M. (2011). Toward A Conceptualization of Ethnocultural Empathy. Journal of Social, Evolutionary, and Cultural Psychology, 5 (1), 1-13. Recuperado de http://psycnet.apa.org/journals/ebs/5/1/1.html

Robalino-Campos, M. (2005). ¿Actor o protagonista? Dilemas y responsabilidades sociales de la profesión docente. Revista PRELAC, Oficina Regional de Educación de la UNESCO para América Latina y el Caribe, OREALC/UNESCO, 1, 6-23. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001446/144666s.pdf#144709

Rodicio-García, M. L. & Iglesias-Cortizas, M. (2011). La formación en competencias a través del Practicum: un estudio piloto. Revista de Educación, 354, 99- 124. Recuperado de http://www.revistaeducacion.mec.es/re354/re354_05.pdf

Rodríguez-Izquierdo, R. M. (2009). Imagen social de los inmigrantes de los estudiantes universitarios de magisterio. Revista Complutense de Educación, 20 (2), 255-274. Recuperado de http://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0909220255A/15273

Sáez-Alonso, R. (2006). La educación intercultural. Revista de Educación, 339, 859-881. Recuperado de http://www.revistaeducacion.mec.es/re339/re339a37.pdf

San Martín-Pérez, J. A. (2010). La relación profesor- alumno. Caminos para su mejora desde el AT [Antiguo Testamento]. Madrid: Editorial CCS.

Siles-Rojas, C. (2003). La colaboración de los padres en la escuela. Padres y Maestros, 279, 10-14. Recuperado de http://revistas.upcomillas.es/index.php/padresymaestros/article/view/2020/1753

Spooner-Lane, R.; Tangen, D.; Mercer, K. L.; Hepple, E. & Carrington, S. (2013). Building Intercultural Competence One “Patch” At a Time. Education Research International, 2013, Article ID 394829. Recuperado de https://www.hindawi.com/journals/edri/2013/394829/

Taylor, S. J. & Bogdan, R. (1994). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona: Paidós.

Tesch, R. (1990). Qualitative Research: Analysis Types & Software Tools. Bristol, Pennsylvania: Falmer Press.

Unión Europea (1999). Declaración de Bolonia, Declaración conjunta de los Ministros Europeos de Educación. Bolonia, Italia, 19 de junio de 1999. Recuperado de http://www.educacion.gob.es/boloniaensecundaria/img/Declaracion_Bolonia. pdf

Vilà-Baños, R. (2006). La competencia comunicativa intercultural. Un estudio en el primer ciclo de la educación secundaria obligatoria. Revista de Investigación Educativa, 24 (2), 353-372. Recuperado de http://revistas.um.es/rie/article/view/96891/93071

Weber, R. P. (1990). Basic Content Analysis (Quantitative Applications in the Social Sciences). Newbury Park, California: Sage Publications.

Yániz, C. (2008). Las competencias en el currículo universitario: implicaciones para diseñar el aprendizaje y para la formación del profesorado. Revista de Docencia Universitaria, 1, 2-13. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2749775.pdf
Como Citar
Gil-Madrona, P., Gómez-Barreto, I., & González-Víllora, S. (2016). Percepção dos estudantes de formação de professores de educação infantil sobre sua formação intercultural. Revista Internacional De Pesquisa Em Educacao, 9(18), 111–128. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m9-18.pmei
Seção
Artículos