Publicado Jun 15, 2017



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Henry Camilo Bejarano-Sanabria http://orcid.org/0000-0002-7818-8360

Ricardo Mauricio Delgado-Salazar http://orcid.org/0000-0001-8550-7043

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo examina como os modelos de reconhecimento social contribuem às práticas de orientação escolar de jovens desmobilizados das organizações implicadas no conflito armado na Colômbia, que decidem inserir-se no sistema educativo. Os resultados desta reflexão derivada de pesquisa apresentam-se em quatro partes. A primeira aborda a estrutura do reconhecimento social por meio de três modelos ou estágios de reconhecimento intersubjetivo segundo Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Axel Honneth e Paul Ricoeur. O segundo compreende as emoções como elementos principais para interpretar as ações morais dos jovens que assumem o desafio de reintegrar-se à vida civil. O terceiro trata da maneira como os jovens desmobilizados se constituem como sujeitos que participam em cenários de socialização ética e política. O quarto indaga sobre a memória e a narrativa como condições necessárias para que os jovens desmobilizados se reconheçam como protagonistas de sua própria história com capacidades de reorientar e reconstruir sua vida individual e coletiva.

Keywords
References
Alvarado, Sara Victoria; Ospina, Héctor Fabio; Quinte- ro, Marieta; Luna, María Teresa; Ospina, María Camila & Patiño, Jhoana A. (2012). Las escuelas como territorios de paz. Construcción social del niño y la niña como sujetos políticos en contextos de conflicto armado. Luis Tapia & María Isabel Orofino, prólogo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, Universidad de Manizales, CIN- DES, 2012. Disponible en: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/posgrados/20120910105957/LasEscuelascomoTerritoriosdePaz.pdf

Aristóteles (2003). Ética a Nicómaco. Julio Pallí-Bonet (trad.), Madrid: Gredos.

Benedetti, Mario (2001). El olvido está lleno de me- moria. Madrid: Visor Libros, Colección Visor de Poesía.

Habermas, Jürgen (1991, 2000). Del uso pragmático, ético y moral de la razón práctica. En Aclaraciones a la ética del discurso. Manuel Jiménez- Redondo (trad.), Madrid: Trotta. Disponible en: http://www.inau.gub.uy/biblioteca/seminario/eticadiscurso.pdf

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich (1973). Fenomenología del espíritu. México: Fondo de Cultura Eco- nómica, FCE.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich (2006). El Sistema de la eticidad. Buenos Aires: Editorial Quadrata.

Honneth, Axel (1997). La lucha por el reconocimiento. Por una gramática moral de los conflictos sociales. Barcelona: Ed. Crítica.

Honneth, Axel (2009). Crítica del agravio moral. Patologías de la sociedad contemporánea. Peter Storandt-Diller & Gustavo Leyva, trads., Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, FCE.

Honneth, Axel (2010). Reconocimiento y menosprecio. Sobre la fundamentación normativa de una teoría social. Buenos Aires: Katz.

Mate, Manuel Reyes (2006). Contra lo políticamente correcto. Política, memoria y justicia. Buenos Aires: Editorial Altamira.

Montoya-Londoño, Mauricio (2010). Lo justo: entre lo bueno y lo legal. Un diálogo entre la intencionalidad ética de Paul Ricœur y el constructivismo político de John Rawls. Tesis para optar el título de doctor de Filosofía. Facultad de Filosofía, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá. Disponible en: http://repository.javeriana.edu.co/bitstream/10554/1096/1/MontoyaLondo%C3%B1oMauricio2010.pdf

Nussbaum, Martha C. (2007). Las fronteras de la justicia. Consideraciones sobre la exclusión. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica.

Nussbaum, Martha C. (2008). Paisajes del pensamiento: la inteligencia de las emociones. Madrid: Ediciones Paidós Ibérica.

Nussbaum, Martha C. (2010). Sin fines de lucro. Por qué la democracia necesita de las humanidades. María Victoria Rodil, trad., Buenos Aires, Madrid: Katz Editores.

Ricœur, Paul (2001). Amor y justicia. Madrid: Caparrós Editores.


Ricœur, Paul (2003). Sí mismo como otro. Séptimo estudio: El sí y la intencionalidad ética. Octavo estudio: El sí y la norma moral. Agustín

Neira-Calvo (trad.), Madrid: Siglo XXI de España Editores.


Ricœur, Paul (2004). La memoria, la historia, el olvido. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, FCE.


Ricœur, Paul (2006). Caminos del reconocimiento. Tres estudios. México:Fondo de Cultura Económica, FCE.
Como Citar
Bejarano-Sanabria, H. C., & Delgado-Salazar, R. M. (2017). Reconhecimento dos jovens desmobilizados dos grupos armados na Colômbia: transições e desafios para as práticas de orientação escolar. Revista Internacional De Pesquisa Em Educacao, 9(19), 149–164. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m9-19.rjdg
Seção
Artículos