Resumo
Os diversos impactos sofridos pela educação rural colombiana como consequência do conflito armado podem ser entendidos como um entrelaçamento de sintomas individuais e síndromes sociais que requerem processos de cura coletiva. O objetivo do estudo foi compreender as formas subjetivas como alguns diretores de escolas rurais lidaram com os efeitos do conflito armado, em meio às desigualdades territoriais, após a assinatura do Acordo de Paz na Colômbia em 2016. Para isso, foi selecionada a abordagem fenomenológica, permitindo uma compreensão e descrição das experiências vividas pelos participantes, em relação às dificuldades que enfrentam em sua vida cotidiana. Os participantes foram quinze diretores rurais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Entre as descobertas, destaca-se a ressignificação dos efeitos causados pelos diretores rurais a partir da memória sensível dos impactos emocionais do conflito armado. São evidentes as mudanças nas dinâmicas da gestão do dirigente rural, que se orientam para a construção da paz territorial, em termos de justiça do reconhecimento e justiça restaurativa. Assim, a gestão territorial surge como um processo de criação conjunta do espaço para enfrentar as violências estruturais e os impactos das desigualdades territoriais.
Arias, J. (2017). Problemas y retos de la educación rural colombiana. Educación y Ciudad, (33), 53-62. https://doi.org/10.36737/01230425.v0.n33.2017.1647
Arias-Gaviria, J., (2021). El campesinado en la educación rural: un debate emergente. Pedagogía y Saberes, (54), 171-185. https://doi.org/10.17227/pys.num54-10555
Arias, R. L. (2012). Implicaciones de la justicia, derechos y normatividad en la convivencia escolar [tesis doctoral]. Bogotá, Universidad Externado de Colombia. https://catalogo.uexternado.edu.co/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=116647&shelfbrowse_itemnumber=151769
Ariza, R. (2007). La justicia restaurativa para adolescentes en Colombia. Editorial Civis.
Bautista, M., & González, G. (2019). Docencia rural en Colombia: Educar para la paz en medio del conflicto. Fundación Compartir. https://doi.org/10.29043/liminar.v20i1.901
Blandón Giraldo, A. M., & Castellano Ascencio, M. D. (2023). Escuela y despojo: la situación de la escuela rural en el marco del conflicto armado en Colombia. El Ágora USB, 22(2), 567–581. https://doi.org/10.21500/16578031.6246
Canaza-Choque, F. A. (2022). Partir de ese dolor. Educación rural, precariedad y poder territorial: Pensar y sentir desde y con el corazón de la tierra. Revista de Filosofía, 39(Especial 2), 444–457. https://doi.org/10.5281/zenodo.7311438
Castellanos Angulo, M. A. (2018). Ideas y potencialidades de la justicia restaurativa para la convivencia escolar pacífica [Tesis de maestría]. Pontificia Universidad Javeriana. https://doi.org/10.11144/Javeriana.10554.35075
Centro Nacional de Memoria Histórica. (2018). Daños: análisis de los impactos del conflicto armado. CNMH. https://www.centrodememoriahistorica.gov.co/micrositios/un-viaje-por-la-memoria-historica/pdf/danos.pdf
Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición. (2022). Informe Final: Hay futuro si hay verdad. No es un mal menor. Niños, niñas y adolescentes en el conflicto armado (Tomo 8). CEV. https://www.comisiondelaverdad.co/no-es-un-mal-menor
Corbetta, S. (2009). Territorio y educación. La escuela desde un enfoque de territorio en políticas públicas. En N. López (Coord.), De relaciones, actores y territorios: hacia nuevas políticas en torno a la educación en América Latina (pp. 263-303). Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000189502
Corporación Excelencia en la Justicia. (2006). De la justicia restaurativa a la disciplina restaurativa: La justicia restaurativa aplicada a la resolución de conflictos en el colegio. CEJ-CAM. https://cej.org.co/wp-content/uploads/2006/03/De-la-justicia-restaurativa-a-la-disciplina-restaurativa_-la-justicia-restaurativa-aplicada-a-la-resoluci%C3%B3n-de-con%EF%AC%82ictos-en-el-colegio.pdf
Creswell, J. W. (2012). Qualitative inquiry & research design: Choosing among five approaches (4th ed.). Sage Publications. https://revistapsicologia.org/public/formato/cuali2.pdf
Cuesta, O., Cabra, F., Lara, L. M., et al. (diciembre, 2020). La relación entre educación rural y conflicto armado en Colombia. Estado de la cuestión. Pontificia Universidad Javeriana - Comisión de la Verdad.
DANE. (2018). Censo Nacional de Población y Vivienda de Colombia. https://www.dane.gov.co/files/censo2018/infografias/info-CNPC-2018total-nal-colombia.pdf
DANE. (2023). Encuesta Nacional de Hogares. https://microdatos.dane.gov.co/index.php/catalog/782
Departamento Nacional de Planeación (DNP). (2015). Misión para la transformación del campo. https://colaboracion.dnp.gov.co/cdt/prensa/documento%20marco-mision.pdf
Entrena Durán, F. (1998). Viejas y nuevas imágenes sociales de ruralidad. Estudos Sociedade e Agricultura, 11, 76-98. https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/136
Fecode. (2019). La vida por educar. Crímenes de lesa humanidad, de persecución y exterminio contra maestras y maestros sindicalistas, miembros de Fecode, entre 1986 y 2010. Fecode. https://www.fecode.edu.co/images/comunicados/2020/LavidaporEducar.pdf
Fecode. (2021). La escuela: un territorio que resiste a la guerra. Aporte a la Comisión de la Verdad. Fecode. https://fecode.edu.co/images/comunicados/2022/La_Escuela_un_territorio_que_resiste_la_guerra.pdf
Forero, J. (2010). Contribución al entendimiento de la adaptabilidad y la resiliencia de la economía campesina colombiana. https://semillas.org.co/apc-aa-files/353467686e6667686b6c676668f16c6c/jaime-forero.pdf
Fraser, N. & Honneth, A. (2006). ¿Redistribución o reconocimiento? Un debate político filosófico. Ediciones Morata. https://edmorata.es/producto/redistribucion-o-reconocimiento/
Fuster, D. (2019) Investigación cualitativa: método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y Representaciones, 7(1), 201-229. https://doi.org/10.20511/pyr2019.v7n1.267
Galván, L. (2020). Educación rural en América Latina: Escenarios, tendencias y horizontes de investigación. Márgenes. Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 1(2), 48-69. https://doi.org/10.24310/mgnmar.v1i2.8598
Giroux, H. (1997). Los profesores como intelectuales transformativos. En Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Editorial Paidós. https://www.perio.unlp.edu.ar/catedras/wpcontent/uploads/sites/194/2020/09/giroux.pdf
González, F. (2020). Más allá de la coyuntura. Entre la paz territorial y “la paz con legalidad”. CINEP/Programa por la Paz. https://www.cinep.org.co/publi-files/PDFS/20200821_Mas_alla_de_la_coyuntura_previa.pdf
Gubrium, J. & Holstein, J. (2000). Analysing interpretive practice. En N. Denzin & Y. Lincoln (Eds), Handbook of Qualitive Research (pp. 487-508). Sage Publications.
Jaramillo, S. (2014, 13 de marzo). La paz territorial [conferencia]. Universidad de Harvard, Cambridge. https://interaktive-demokratie.org/files/downloads/La-Paz-Territorial.pdf (consultado: 16 de agosto de 2024)
Jaramillo Neira, D. A., Poveda Aguja, F. A., & Andrade Salazar, J. A. (2024). Influencia de las políticas educativas en la ruralidad colombiana: Una revisión sistemática. Revista de Ciencias Sociales, 30, 137-152. https://doi.org/10.31876/rcs.v30i.42253
Jurisdicción Especial para la Paz. (JEP). (2024). Relatoría Macrocaso No 7. https://relatoria.jep.gov.co/caso007
Lakoff, G. & Johnson, M. (2003). Metaphors We Live By. The University of Chicago Press. https://doi.org/10.7208/chicago/9780226470993.001.000b
Lara-Salcedo, L. M., Cuesta Moreno, O. J., Cabra Torres, F., González Rodríguez, C. I., & Castro Robles, Y. (2024). Gestión del directivo docente rural tras la firma del Acuerdo de Paz en Colombia. Perfiles Educativos, 46(183), 8–20. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2024.183.61174
Lizarralde Jaramillo, M. (2012). Ambientes educativos y territorios del miedo en medio del conflicto armado: estudio sobre escuelas del Bajo y Medio Putumayo. Revista Colombiana de Educación, 62, 21-39. https://doi.org/10.17227/01203916.1621
Lotman, I. (1996). The universe of mind: A Semiotic Theory of Culture. Texas University.
Muñoz Salinas, H. R. (2020). Escuelas arrasadas. Relaciones entre escuela, conflicto armado y hechos victimizantes en el municipio de San Francisco (Antioquia), 1997-2005 [Tesis de maestría]. Universidad de la Sabana. http://hdl.handle.net/10818/40911
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2019). Plan especial de educación rural. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-385568_recurso_1.pdf
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2022). Lineamientos para la implementación de la jornada única en Colombia. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-406829_recurso_15.pdf
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico. (2022). Rural policy review of Colombia 2022. OCDE Rural studies, OCDE Publishing. https://www.oecd.org/en/publications/rural-policy-review-of-colombia-2022_c26abeb4en.html
Pacheco C. & Fossa, P. (2022). Cuatro aproximaciones a la experiencia subjetiva desde la metodología de investigación fenomenológica hermenéutica. Revista de Investigación en Psicología, 25(1), 135-158. http://dx.doi.org/10.15381/rinvp.v25i1.21788
Rivas, A. (2013). Escuelas de Jornada Extendida. Documento de diagnóstico y recomendaciones. Banco Interamericano de Desarrollo.
Rivera, A. (2015). Estado del arte sobre la escuela rural: una perspectiva desde los vínculos entre escuela y comunidad. Itinerario Educativo, 29(65), 99-120. https://doi.org/10.21500/01212753.1704
Romero Medina, F. (2013). Conflicto armado, escuela, derechos humanos y DIH en Colombia. Análisis Político, 26(77), 57-84. https://revistas.unal.edu.co/index.php/anpol/article/view/44001/45250
Soler, C., Martínez, M.C. & Peña, F. (2024). Educación para la justicia social. Rutas y herramientas pedagógicas (2a edición). Editorial Universidad Pedagógica Nacional. http://hdl.handle.net/20.500.12209/19787
UNESCO. (2022). Reimaginar juntos nuestros futuros: un nuevo contrato social para la educación. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381560
Urueña, J. (2023). Metáforas sinestésicas, cuerpos en movimiento: los paradigmas de la investigación semiótica y sensible. En J. E. Urueña López & R. Mangieri (Eds), Las artes del cuerpo como celebración de la vida y el encuentro (pp. 25-48). Universidad del Rosario. https://doi.org/10.12804/urosario9789585002005
Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Ciencia humana para una pedagogía de la acción y de la sensibilidad. Idea Books. https://www.calameo.com/books/005857547f20462a0e0c6
Vasilachis, I. (2006). (Coord.) Estrategias de Investigación Cualitativa. Gedisa.
Vázquez, R. (2016). Las escuelas públicas rurales: entre el bien común y la exclusión. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 30(1), 67-79. https://www.redalyc.org/pdf/274/27446519007.pdf
Vera-Angarita, N. Y. (2019). Escuela rural y territorio: una construcción para la paz. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 49(1), 293-314. https://doi.org/10.48102/rlee.2019.49.1.41
Zehr, H. (2007). El pequeño libro de la justicia restaurativa. Good Books. https://www.icbf.gov.co/sites/default/files/el_pequeno_libro_de_las_justicia_restaurativa.pdf

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Fabiola Cabra Torres, Luz Marina Lara Salcedo, John Jairo Mateus Arbeláez